quarta-feira, 2 de março de 2011

A GRANDE DEPRESSÃO

Imagem: Internet



Também conhecido como a Crise de 1929, foi uma grande recessão econômica que teve início em 1929, e que persistiu ao longo da decada dos anos 30, terminando apenas com a Segunda Guerra Mundial.  A Grande Depressão é considerada o pior e o mais longo período de recessão econômica do seculo XX.

Este período de recessão econômica causou:

Ø       altas taxas de desemprego
Ø       quedas drásticas do PIB
Ø       quedas drásticas na produção industrial
Ø      quedas nos preços de acoes
Ø       quedas  em praticamente todo medidor de atividade econômica

No dia 29 de outubro de 1929  os valores de ações na bolas de valores de Nova Iorque (NYSE), caíram drasticamente, desencadeando a QUINTA-FEIRA NEGRA. Cerca de 16,4 milhões de ações subitamente entraram à venda na terça feira, 29 de outubro.   O excesso de ações à venda e a falta de compradores fizeram com que os preços destas ações caísse em cerca de 80%. Milhares de acionistas perderam, literalmente da noite para o dia, grandes somas em dinheiro. As milhares de pessoas que tinham todas as suas riquezas na forma de ações eventualmente perderiam tudo o que tinham. Esta quebra na bolsa de valores de Nova Iorque causou grande inflacao e queda nas taxas de venda de produtos, que por sua vez obrigaram o fechamento de inúmeras empresas comerciais e industriais, elevando assim drasticamente as taxas de desemprego.   Esta quebra na bolsa de valores de Nova Iorque causou grande inflacao e queda nas taxas de venda de produtos, que por sua vez obrigaram o fechamento de inúmeras empresas comerciais e industriais, elevando assim drasticamente as taxas de desemprego.
           
As altas taxas de juros dos Estados Unidos foram um dos fatores que estenderem a Grande Depressão à Europa. Os países europeus - especialmente aqueles que utilizavam-se do padrão-ouro, para manter um câmbio fixo com os Estados Unidos, foram obrigados a aumentar drasticamente suas próprias taxas de juros, o que levou à redução de gastos por parte dos comerciantes e habitantes destes países, que levou à quedas na produção industrial destes países. Durante este período, milhares de estabelecimentos bancários, financeiros, comerciais e industriais foram fechados. Outros foram obrigados a demitirem parte de seus trabalhadores e a reduzir salários em geral.

Com a quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque, os bancos perderam grandes somas em dinheiro. A situação dos bancos era agravada pelo fato que muitos destes bancos haviam emprestado grandes somas de dinheiro a fazendeiros. Após o início da Grande Depressão, porém, estes fazendeiros tornaram-se incapazes de pagar suas dívidas.  Isto, por sua vez, causou a queda dos lucros destas instituições financeiras. Pessoas que utilizavam-se de bancos, temendo uma possível falência destas, removeram seus fundos destes bancos. Assim, várias instituições bancárias foram fechadas. O total de instituições bancárias fechadas durante a década de 1920 e de 1930 foi de 14 mil.

No final de 1932, as eleições presidenciais americanas foram realizadas. Os dois principais candidatos foram Herbert Hoover e Frankilin D. Roosevelt. Muito da população americana acreditava que Hoover fora o principal causador da recessão, e/ou que pouco fizera para solucionar esta recessão. Roosevelt saiu-se vencedor da eleição, tornando-se Presidente dos Estados Unidos em 4 de marco de 1933Roosevelt, acreditava que o governo americano era a principal responsável para lutar contra os efeitos da Grande Depressão e juntamente com o congresso americano, criaram e aprovaram uma série de leis nomeadas de NEW DEAL ("Novo Acordo"). Estas leis forneceriam:

ü       ajuda social às famílias e pessoas que necessitassem
ü       forneceriam empregos através de parcerias entre o governo, empresas e os consumidores
ü       reformou o sistema econômico e governamental americano, de modo a evitar que uma recessão deste gênero ocorresse futuramente

Diversas agências governamentais foram criadas para administrar os programas de ajuda social. A mais importante delas foi a Federal Agency Relief Administration, responsável pelo fornecimento de fundos aos governos estatais, para serem empregados em programas de ajuda social. Outros órgãos governamentais similares foram criados com o intuito de fundear, administrar e/ou empregar trabalhadores na área de construção de aeroportos, pontes, hospitais, represas e escolas. Estes projetos federais forneceram milhões de empregos aos necessitados.

Outros órgãos federais foram criados com o intuito de:

ü       supervisionar reformas trabalhistas (estabelecer salarios minimos e limites na carga horária de trabalho)
ü       regular o comércio de bolsa de valores e evitar com que acionistas comprassem ações que o órgão considerassem "perigosas"
ü       fornecer pensões mensais para aposentados, bem como ajuda financeira regular para pessoas desempregadas






Nenhum comentário:

Postar um comentário