segunda-feira, 21 de maio de 2012

COMPORTAMENTO DE COMPRA ORGANIZACIONAL




Imagem: Internet






COMPORTAMENTO DO COMPRADOR ORGANIZACIONAL


As maiores trocas financeiras entre compradores e vendedores envolvem o marketing para compradores organizacionais, portanto é importante que os profissionais de marketing compreendam esse tipo de comportamento de compra.

Os compradores organizacionais tendem a ser em menor número que os consumidores, fazer pedidos maiores, dar mais ênfase à tomada de decisões racional, experimentar mais interdependência com os vendedores e envolver mais pessoas nas decisões de compra.

Enquadram-se em quatro categorias gerais:

Produtores = exemplo – venda de eletricidade para a industria ou revisor que vende seus serviços para a uma editora. Produtores consistem em empresas que compram bens e serviços para produzir outros bens e serviços para a venda.
Intermediários = organizações que compram bens para revendê-los com lucro. Varejistas que vendem a consumidores e atacadistas que vendem a atacadistas ou empresas.
Governos = as organizações governamentais operam nos níveis federais, estadual e municipal. Vender para o governo pode ser relativamente complexo.
Outras instituições = como hospitais e universidades


PRINCIPAIS FORÇAS EM MERCADOS ORGANIZACIONAIS

As principais forças que influenciam o comportamento de compra organizacional são demanda = compradores organizacionais demandam bens e serviços que irão ajudá-los a obter lucros e a satisfazer as necessidades de bens de clientes. Sua demanda responde às mudanças nas várias dimensões do ambiente de marketing.

Demanda derivada = a quantidade que uma organização compra depende de quanto os consumidores irão comprar dessa organização. Por exemplo: a quantidade de notas fiscais e de formulários de pedidos que uma casa de suprimentos elétricos encomenda a uma gráfica depende de quanto a loja espera que os eletricistas comprem, o que por sua vez, depende da demanda dos consumidores por reforma e por casas novas.

Concorrência = os concorrentes existentes e potenciais são, claro, uma parte do ambiente para qualquer profissional de marketing. A concorrência afeta profundamente aqueles que servem a compradores organizacionais, por causa do tamanho relativamente grande das compras e do numero relativamente pequeno de compradores.

A demanda de compradores organizacionais é uma demanda derivada, ou seja, depende do nível de demanda por bens de consumo. De acordo com o principio da aceleração, uma pequena mudança na demanda dos consumidores por um produto pode resultar numa grande mudança na demanda pelos bens e serviços necessários para a produção desse produto.

Os concorrentes podem ser especialmente ameaçadores para os profissionais de marketing que atendem compradores organizacionais, porque cada cliente representa uma grande porcentagem do total de vendas. Os profissionais de marketing não podem correr o risco de perder clientes para a concorrência, por isso precisam superar-se no valor que agregam para compradores organizacionais. Os profissionais de marketing que atendem compradores organizacionais têm de conhecer a tecnologia de seus produtos, reconhecer oportunidades para aperfeiçoa-la e usá-la adequadamente dentro de suas próprias organizações.

As compras organizacionais são de três tipos principais:

Recompra direta = um tipo de compra organizacional que envolve um pedido de rotina ao mesmo fornecedor.
Recompra modificada = um tipo de compra organizacional que envolve o exame de uma serie de alternativas antes da seleção.
Compra nova= um tipo de compra organizacional que envolve uma ampla busca de informações e um extenso processo de decisão.

As organizações podem adotar a compra para inspeção, a compra por amostra, a compra por descrição ou a compra por contrato. O modo como compram depende em parte de características organizacionais, como tamanho e grau de centralização, além de características das pessoas que tomam a decisão, como seus motivos e papeis na organização.

Como as compras organizacionais são muitas vezes grandes e complexas, muitas organizações atribuem a responsabilidade de compra a agentes de compras. Os profissionais de marketing tentam cultivar relacionamentos cooperativos e duradouros com compradores organizacionais e seus agentes de compra. A lealdade de fonte e a reciprocidade são exemplos desse tipo de relacionamento, embora esta última possa ser uma forma de restrição ao livre comercio. Juntos, os indivíduos envolvidos na decisão de compra numa organização são chamados de centro de compra. Os profissionais de marketing precisam identificar quem são esses indivíduos, que papel desempenham e como interagem e, então, direcionar as atividades de marketing corretamente.

Papéis no centro de compra:

1- Iniciadores = pessoas na organização que identificam um problema ou necessidade que pode ser resolvido com uma compra.
2- Usuários = pessoas na organização que de fato usam o produto.
3- Influenciadores = pessoas que afetam a decisão de compra, em geral ajudando a desenvolver especificações para o produto.
4- Compradores = pessoas com autoridade e responsabilidade para selecionar um fornecedor e negociar termos de contrato.
5- Decisores = pessoas com o poder formal ou informal de selecionar ou aprovar um fornecedor. Se a compra for técnica, o departamento de compras pode apoiar-se nos conhecimentos de um funcionário do grupo de pesquisa e desenvolvimento.
6- Guardiões = pessoas que controlam o fluxo de informações para o centro de compra.



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